Brasil

Lula espera concluir acordo Mercosul-União Europeia ainda em 2024

Presidente está no México para posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula espera concluir acordo Mercosul-União Europeia ainda em 2024

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante um discurso na Cidade do México, nesta segunda-feira (30), que espera concluir o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia até o final deste ano. As negociações, que já duram mais de 20 anos, esbarram em pendências comerciais e ambientais, mas Lula mostrou confiança na finalização do tratado em breve.

"O Brasil está pronto para assinar esse acordo", declarou o presidente, acrescentando que há possibilidades de estender o pacto para toda a América Latina. Lula enfatizou a necessidade de uma maior cooperação econômica global, diante de uma economia que considera "atrofiada".

O presidente também incentivou empresários mexicanos a investirem no Brasil e sugeriu a revisão dos acordos comerciais entre os dois países. Ele está no México para participar da posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum, nesta terça-feira (1º).

Durante seu discurso, Lula criticou a postura de alguns países da União Europeia, como a França, que têm atrasado a conclusão do acordo, e sugeriu que reuniões sejam feitas com apenas aqueles que são favoráveis ao avanço das negociações.

Na semana passada, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, Lula também demonstrou otimismo, afirmando que o Mercosul está preparado para assinar o tratado e que a responsabilidade agora recai sobre a União Europeia. O presidente propôs a assinatura do acordo durante a Cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro, ou em uma reunião na sede da União Europeia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.