Lula indica Gil Cutrim para nova diretoria estratégica na Codevasf

A nomeação do ex-deputado é mais um aceno do governo ao Centrão

Por Da Redação
Ás

Lula indica Gil Cutrim para nova diretoria estratégica na Codevasf

Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

O ex-deputado Gil Cutrim, do Republicanos (MA), foi indicado para assumir a recém-criada diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), voltada a Estratégias e Finanças. A futura nomeação, aprovada pelo Congresso Nacional em agosto deste ano, é mais um aceno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Centrão, ampliando sua base política e assegurando maior governabilidade. As informações são do O Globo.

Eleito em 2018 pelo PDT e posteriormente expulso da sigla por alinhamentos com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Cutrim ingressou no Republicanos em 2021. Em 2022, tentou a reeleição, ficando na primeira suplência com 53.675 votos e declarando apoio a Bolsonaro após a derrota nas urnas. Antes de sua trajetória política em Brasília, Cutrim comandou a prefeitura de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão, e presidiu a Federação dos Municípios do Estado, com apoio do atual ministro da Justiça, Flávio Dino.

A Codevasf, alvo da movimentação política, é uma empresa cobiçada por sua capilaridade, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, possuindo 16 superintendências com cargos majoritariamente de indicação política. Responsável por diversos investimentos diretos, a companhia abrange desde doações de caixas d’água até a pavimentação de estradas.

A nomeação de Cutrim segue a estratégia de Lula de agradar o Centrão, já refletida em demissões e nomeações recentes, como as de Ana Moser e Rita Serrano. O Republicanos, partido de Gil Cutrim, tem sido alvo de investidas do governo, culminando na nomeação de Silvio Costa Filho e, possivelmente, na indicação para o comando da Fundação Nacional da Saúde, conforme as negociações políticas avançam.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário