Lula indica Guido Mantega para conselho da Eletrobras; salário é de R$ 12,6 mil
Em 2024, Lula tentou indicar o ex-ministro para presidência da Vale, mas enfrentou resistência de acionistas

Foto: Antonio Cruz/Agencia Brasil
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o conselho fiscal da Eletrobras, com salário de R$ 12,6 mil. A informação consta em documentos que a empresa encaminha à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A indicação de Mantega ocorre após tentativas frustradas do governo de alocá-lo em outros cargos. Em 2024, Lula tentou indicá-lo para a presidência da Vale, mas enfrentou resistência de acionistas privados. O presidente também tentou negociar uma vaga para ele no conselho de administração da mineradora, mas também não conseguiu.
O ex-ministro voltou a poder ocupar cargos públicos em 2023, quando a Justiça anulou a decisão que o impedia devido ao envolvimento nas “pedaladas fiscais”, que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff.
Além de indicar Mantega para o conselho fiscal da Eletrobras, o presidente Lula nomeou três representantes para o conselho de administração: Nelson Hubner, ex-diretor-geral da Aneel; Maurício Tolmasquim, diretor executivo de transição energética da Petrobras; e Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia.