• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Lula, Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis e líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco; confira repercussão

Lula, Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis e líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco; confira repercussão

Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula, Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis e líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco; confira repercussão

Foto: Reprodução/RedesSociais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governaodor da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), assim como outros políticos e líderes mundiais lamentaram a morte do papa Francisco, primeiro líder da Igreja Católica latino-americano.  

"A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhilmento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos. Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações", declarou o presidente Lula. 

"O mundo se despede hoje de uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo. Papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade. Sinto com tristeza sua partida e peço a Deus que conforte os corações de todos que hoje choram essa perda. Seu exemplo deixa um rastro de esperança e compromisso com o bem comum", disse Jerônimo Rodrigues. 

"Com simplicidade, coragem e palavras sempre guiadas pelo amor, ele tocou os corações de milhões ao redor do mundo, pregando a solidariedade, o cuidado com o próximo e o respeito às diferenças. Foi um defensor incansável do meio ambiente e da inclusão social, sempre atento às dores da humanidade. Que sua luz continue a guiar caminhos de fraternidade e compaixão”, disse Bruno Reis. 

O Papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”, lembrou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

"Homem de fé e simplicidade, deixa um legado de tolerância, diálogo e amor ao próximo. Acolheu minorias, priorizou os pobres. Um Papa do povo, com alma gigante e coração aberto ao mundo. Obrigado por tudo. Descanse em paz, Santo Padre", afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.

Descanse em paz Papa Francisco. Obrigada por todo seu ensinamento de esperança, amor verdadeiro, humildade e fé. Que Deus, Maria e todos os anjos lhe recebam de braços abertos. O senhor sempre será eterno em nossos corações e orações”, escreveu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

"O papa Francisco vai deixar saudade no coração de todos nós, sempre lutou em defesa da democracia, do diálogo e dos menos favorecidos. Alguém que veio ao mundo para exercer diariamente a palavra solidariedade. Que os seus ensinamentos de paz, amor e esperança possam inspirar a todos!", reforçou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. 

"Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse evidentemente muito doente. Mas sempre me lembrarei dele pela homilia que ele proferiu logo nos primeiros dias da COVID. Foi realmente muito bonito", disse o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.  

"O Papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta é uma notícia que nos entristece profundamente, pois um grande homem e um grande pastor nos deixa. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo nos momentos de provação e sofrimento. Nas meditações da Via Sacra, ele nos lembrou o poder do dom, que faz tudo florescer novamente e é capaz de reconciliar o que aos olhos do homem é irreconciliável. E pediu ao mundo, mais uma vez, a coragem de mudar de rumo, de seguir um caminho que “não destrói, mas cultiva, repara, protege”. Caminharemos nessa direção, para buscar o caminho da paz, perseguir o bem comum e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Seus ensinamentos e seu legado não serão perdidos. Saudamos o Santo Padre com o coração cheio de tristeza, mas sabemos que ele agora está na paz do Senhor", disse a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. 

"De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que ela una as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança cresça continuamente além dele", afirmou Emmanuel Macron, presidente da França. 

"A morte do Papa Francisco me enche de grande tristeza. Francisco será lembrado por seu compromisso incansável com os mais fracos da sociedade, com a justiça e a reconciliação. A humildade e a fé na misericórdia de Deus o guiaram. Dessa forma, o primeiro latino-americano na Santa Sé tocou pessoas no mundo todo e além das fronteiras religiosas. Meus pensamentos neste momento estão com os fiéis do mundo inteiro que perderam seu Santo Padre. Que ele descanse em paz", declarou o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz. 

"Lamento o falecimento do Papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis ​​deixa um legado profundo. Descanse em paz", afirmou Pedro Sánchez, Premiê da Espanha. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário