Lula lamenta morte do ex-ministro do STF, José Sepúlveda Pertence
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco também prestaram condolências
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil | Nelson Jr./SCO/STF
O presidente Lula (PT), que está na Bahia para as celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, expressou pesar pela morte do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, José Sepúlveda Pertence, ocorrida na madrugada deste domingo (2).
"José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil. Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal. Por isso, era respeitado por todos", afirmou trecho da nota publicada pelo petista.
O texto também destacou a atuação de Pertence como advogado: "Tive o privilégio de contar com a amizade e a brilhante advocacia de Sepúlveda", escreveu o presidente, antes de lamentar a perda.
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), também lamentou a morte do ministro aposentado do STF. "Sepúlveda Pertence deixa um legado incontestável na vida jurídica do país", afirmou o deputado.
"Por onde passou — na banca, na Procuradoria-Geral da República e nos tribunais superiores — sua atuação foi impecável na defesa dos direitos do cidadão. Atuava de acordo com os autos, imune a pressões. Meus sentimentos à família e aos amigos", acrescentou Lira.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também falou sobre o ocorrido. "Com a morte do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, o Brasil perdeu uma das mentes mais brilhantes que passaram pelo Judiciário. Mineiro de Sabará, engrandeceu como poucos a magistratura em razão da carreira marcada pela integridade e defesa intransigente da nossa democracia", afirmou no Twitter.
"Os exemplos de dedicação ao país e seus ensinamentos se tornam um legado para as futuras gerações. Minhas condolências aos familiares, aos amigos e aos seus admiradores", acrescentou.