Lula lança pré-candidatura à Presidência em abril, durante evento com Alckmin e Boulos
O objetivo é apresentar o ex-presidente coo postulante ao Palácio do Planalto com o apoio do PT, PCdoB e PV.
Foto: Marcello Camargo / Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançará a pré-candidatura no mês de abril, durante um grande ato em São Paulo que reunirá Geraldo Alckmin (PSB), indicado à vice na chapa, e Guilherme Boulos, do PSOL.
Alguns petistas esperam que Boulos aceite retirar sua candidatura ao governo de São Paulo até o lançamento da pré-candidatura de Lula. Caso isso ocorra, o evento também servirá para lançar Fernando Haddad ao governo paulista.
A ideia é apresentar Lula como pré-candidato a Chefe do Executivo com o apoio dos três partidos que decidiram se unir em uma federação: PT, PCdoB e PV. Além dessas legendas, a chapa receberia ainda o apoio do PSB, do PSOL, do Solidariedade e de uma parte da Rede Sustentabilidade.
O PSB confirmou o posicionamento e anunciou que estará com Lula nestas eleições. O Solidariedade tem dado manifestação de que seguirá a mesma posição do PSB. Já o PSOL ainda está em discussão com o PT sobre a inclusão de pontos no programa de governo, como a revogação da reforma trabalhista, da Previdência e do Teto de Gastos, para declarar o apoio.
Apesar de se posicionar como postulante ao Palácio Planalto, desde que as decisões dos processos que respondia foram canceladas por suspeição, Lula ainda ainda resiste a assumir a sua pré-candidatura e sempre diz que tomará a decisão sobre o assunto no primeiro trimestre deste ano.