Lula nomeia a jornalista Kariane Costa para presidir a EBC
Cinco membros da diretoria da EBC foram exonerados
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou quase toda a diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A destituição incluiu o presidente, o diretor-geral e os diretores de Jornalismo, Administração e Operações. Somente o diretor de Conteúdo e Programação, Denilson Morales da Silva, foi poupado.
A decisão, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (13) decreta ainda a nomeação da jornalista Kariane Costa como a nova diretora-presidente da EBC, de forma interina, com prazo de gestão até 30 de outubro de 2023.
Para o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, a troca na diretoria foi "o início da mudança na gestão" da estatal. Os cinco diretores exonerados eram da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e estavam no comando da EBC durante a cobertura das invasões às sedes dos três Poderes, em Brasília.
Em nota oficial, o Palácio do Planalto informa que a nova presidente da estatal, é representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa e "conduzirá o processo de transição para nova gestão, a ser implementada nos próximos meses".
Kariane Costa é profissional da EBC há mais de dez anos. Entre agosto de 2012 e fevereiro de 2014 atuou como editora e, atualmente, é representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa (Consad). A jornalista agradeceu a indicação em suas redes sociais, dizendo que estaria à frente do que ela chamou de "retomada da missão da EBC".