Lula oficializa Celso Sabino para assumir o Ministério do Turismo
O convite foi feito durante uma reunião no Palácio do Planalto
Foto: Ricardo Stuckert / PR | Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou nesta quinta-feira (13) o deputado Celso Sabino (União-PA) para assumir o cargo de Ministro do Turismo. A nomeação oficial será publicada no Diário Oficial da União (DOU) amanhã (14).
O convite foi feito durante uma reunião no Palácio do Planalto, com a presença do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), de acordo com informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Sabino foi escolhido para substituir a deputada Daniela Carneiro (União-RJ) a pedido do próprio partido União Brasil, que decidiu trocar a indicação.
Essa será a segunda troca de ministro no terceiro mandato, sendo a primeira em abril, quando o general Gonçalves Dias deixou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em meio a suspeitas relacionadas aos atentados golpistas de 8 de janeiro.
Com 44 anos de idade, Sabino iniciou sua carreira política em 2011, ocupando o cargo de deputado estadual suplente em Belém pelo antigo PR. No ano seguinte, atuou como secretário estadual na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). Em 2013, filiou-se ao PSDB e foi eleito deputado estadual pelo partido, tornando-se deputado federal em 2018.