Lula participa de cúpula do Mercosul no Paraguai e depois vai à Bolívia nesta semana
País andino passou recentemente por uma tentativa de golpe de estado
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá agenda neste início de semana no Paraguai e na Bolívia.
Em território paraguaio, o chefe do executivo participará da 64ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados na segunda-feira (8). Lula já viajou ao país na tarde deste domingo (7).
Segundo o Ministério de Relações Exteriores, entre os temas discutidos estarão o ingresso da Bolívia, a participação da sociedade civil dos países no Mercosul e medidas para aprimorar o comércio no âmbito do bloco.
Um ponto que levanta discussão antes do evento é a não participação do presidente da Argentina, Javier Milei, no encontro. Milei, que comanda o país vizinho há oito meses, nunca se reuniu pessoalmente com Lula.
Na terça-feira (9), Lula parte para a Bolívia. O país andino vem de um momento tenso politicamente, já que no dia 26 de junho sofreu um uma tentativa de golpe de estado, liderada pelo o ex-comandante do exército daquele país, general Juan José Zúñiga.
O governo de Luis Arce apontou "mobilização militar irregular". Zúñiga foi preso por tentativa de golpe.
Nesse contexto, o chefe do executivo brasileiro deve se reunir com o presidente Arce. De acordo com o Itamaraty, o presidente vai reforçar a solidariedade com a democracia boliviana e com o presidente Arce.