Lula participa de reunião de chefes de Estado da União Africana na Etiópia

Presidente fechou acordos com Egito antes de embarcar para Etiópia

Por Da Redação
Ás

Lula participa de reunião de chefes de Estado da União Africana na Etiópia

Foto: Reprodução/Presidência da República

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, participa, como convidado, nesta sexta-feira (16) e sábado (17), da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que ocorre em Adis Abeba, capital da Etiópia. 

O político desembarcou no país no fim da noite de quinta-feira (15). A União Africana, que reúne as 55 nações do continente, tornou-se integrante oficial do G20 em 2023, com o apoio do Brasil, que ocupa a presidência do grupo dos maiores economias do mundo neste ano.

É a segunda viagem oficial do presidente à África neste mandato. Ele foi à África do Sul, Angola e São Tomé e Príncipe em agosto do ano passado. Além da participação na cúpula, que deve incluir reuniões bilaterais com diversos países, a viagem de Lula à Etiópia é uma visita de Estado.

Para o Ministério das Relações Exteriores, o convite para a cúpula da União Africana pode ser lido como sinal de prestígio, porque, na maior parte das edições, apenas os governantes africanos participam do encontro.

Na capital etíope, a reunião dos chefes da União Africana deve receber entre os participantes o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas. A expectativa do Itamaraty é de que Lula se reúna com ambos neste sábado (17) e domingo (18).

Egito

Nessa quinta-feira (15), o petista se reuniu com o presidente do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi, no Cairo, capital egípcia. Depois, os líderes participaram da cerimônia de atos que buscam aproximar a relação entre os dois países. Os textos são voltados para a área de ciência e tecnologia e agricultura e pecuária.

O primeiro documento foi assinado pelos titulares da área de ciência e tecnologia. A ministra brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, firmou memorando de entendimento entre os países para permitir projetos e programas conjuntos.

O segundo acordo é uma cooperação técnica na área de agricultura e pecuária. O Brasil negocia a habilitação de mais abatedouros para exportação de carne bovina para o Egito. Esse documento foi assinado pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto.

O convite para a visita de Lula ao país africano, que celebra os 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, foi feito pelo líder egípcio durante a COP27 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima), em novembro do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário