Política

Lula pede "bom senso" na resolução das tensões entre Venezuela e Guiana

Presidente falou sobre o possível conflito neste domingo (3)

Por Da Redação
Ás

Lula  pede "bom senso" na resolução das tensões entre Venezuela e Guiana

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes de sua viagem para Berlim no último domingo (3), comentou sobre a crescente tensão entre Venezuela e Guiana, pedindo bom senso para evitar conflitos na região.

"O que a América do Sul não está precisando é de confusão. Não se pode ficar pensando em briga. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lado da Guiana", disse. O líder também ressaltou que a humanidade deveria temer a guerra e destacou a necessidade de diálogo.

Os eleitores decidirão através de um referendo a incorporação da região de Essequibo à Venezuela. O território é disputado há mais de um século e a região representa 70% do território da Guiana. Para Lula, o resultado "vai dar o que Maduro quer". Ele também mencionou o aumento da presença militar brasileira na região próxima à fronteira, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa.

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, tem planos de estabelecer bases militares com apoio estrangeiro, uma ação que gerou preocupações na região. O ministro da Defesa venezuelano, general Vladimir Padrino, criticou a abordagem. "Com esses estilos e formas de 'valentão de bairro', não vamos resolver essa questão. Essa disputa não é assim, não é convocando o Comando Sul (exército dos EUA) para estabelecer uma base de operações nesse território, com essa arrogância (que se resolve)", afirmou Padrino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário