Lula pode perder 17 ministérios se Congresso não votar em MP do governo

Medida provisória que criou novas pastas precisa ser aprovada pelos parlamentares

Por Da Redação
Ás

Lula pode perder 17 ministérios se Congresso não votar em MP do governo

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode perder 17 ministérios se a medida provisória utilizada para a criação das pastas não for votada pelo Congresso Nacional até a próxima quinta-feira (1º). A MP 1154/23 foi publicada no primeiro dia do novo governo e definiu um total de 37 ministros, sendo 31 ministérios e seis órgãos com status de ministério.

Caso a MP não for votada pela Câmara e pelo Senado, ele perde a validade e a estrutura do governo federal vai voltar a ser do tamanho que era no governo de Jair Bolsonaro, com apenas 23 ministérios. 

Na última quarta-feira (24), o governo sofreu uma derrota depois que a comissão mista que analisa a reestruturação ministerial de Lula aprovou, com alterações, o relatório sobre a matéria do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL).

O texto final aprovado manteve mudanças feitas por Bulhões que causaram críticas internas no governo, como o esvaziamento do Ministério dos Povos Indígenas e a perda de poder do Ministério do Meio Ambiente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário