Lula recebe alta do hospital após cirurgia em São Paulo
A informação foi determinada em coletiva realizada pela equipe médica
Foto: Reprodução
O presidente Lula (PT), teve alta do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, neste domingo (15). O chefe do Executivo estava internado desde terça-feira (10), após precisar passar por uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia intracraniana.
A informação foi divulgada em coletiva realizada pela equipe médica responsável pelo tratamento do presidente neste domingo (15).
Após o anúncio da alta pela equipe médica, o presidente Lula apareceu de surpresa na coletiva e falou à imprensa.
"Depois da quinta tomografia, eu achei que estava curado. Voltei a fazer esteira, musculação e não estava preparado para voltar a fazer exercício", disse.
"Estou voltando para casa curado, mas sabendo que preciso me cuidar. Posso voltar a trabalhar normal, vou fazer a última tomografia e voltarei a trabalhar. Vou passar o Natal e Reveillón em casa e vou respeitar as recomendações do médico", emendou.
O presidente ainda agradeceu a equipe médica pelo cuidado e pelo tratamento que teve ao longo dos dias.
Lula comentou ainda sobre a prisão do ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, Braga Netto e disse que caso os investigados pela trama golpista em 2022 sejam considerados culpados, precisam ser punidos.
"Eu quero dar a ele (Braga Netto) a presunção de inocência, mas se eles fizeram o que tentaram fazer, tem que ser punidos severamente", destacou.
Na sexta-feira (13), ele apareceu nas redes sociais caminhando nos corredores do hospital e agradeceu mensagens e orações.
"Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com @marcos_stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira."
Segundo boletim daquele dia, o presidente estava "lúcido e orientado" e se alimentou normalmente. Desde então, ele passou a ter cuidados "semi-intensivos", com monitoramento em intervalos ampliados.
Mesmo nos dias em que ficou na UTI, Lula não passou o cargo para seu vice. Geraldo Alckmin (PSB). A previsão é de que o mandatário retorne a Brasília na próxima semana.