Lula recebe credenciais de oito embaixadores no Brasil

Cerimônia no Palácio do Planalto oficializa novos representantes diplomáticos de diversos países

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Lula recebe credenciais de oito embaixadores no Brasil

Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (22), as credenciais de oito novos embaixadores no Brasil em uma série de cerimônias reservadas realizadas no Palácio do Planalto, em Brasília. As apresentações começaram às 10h com o embaixador da Sérvia, Aleksandar Ristić, e terminaram por volta das 12h com a entrega das credenciais do embaixador do Irã, Abdollah Nekounam Ghadirli.

Lula compartilhou a ocasião em suas redes sociais, mencionando a presença surpresa do ex-jogador de futebol sérvio Dejan Petkovic, conhecido no Brasil, que acompanhou o embaixador Ristić.

 

Os novos embaixadores autorizados a despachar no Brasil incluem representantes da Eslováquia, Katarína Tomková; do Timor-Leste, Maria Ângela Carrascalão; de Botsuana, Benetia Chingapane; da Geórgia, Zurab Mchedlishvili; de Ruanda, Lawrence Manzi; e do Benim, Boniface Vignon.

A nomeação de novos embaixadores envolve uma consulta ao país anfitrião sobre a indicação, um processo diplomático conhecido como agrément. Após a concessão do agrément, o embaixador assume oficialmente o posto com a entrega de documentos enviados pelo presidente de seu país ao governo do país anfitrião.

A apresentação das cartas credenciais ao presidente da República é uma formalidade essencial que confere ao diplomata as prerrogativas necessárias para atuar plenamente em seu novo posto. Sem esse procedimento, o embaixador não pode participar de audiências ou solenidades oficiais representando seu país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário