Lula reforça defesa de moeda única em reunião com líderes sul-americanos
Para presidente, é importante fortalecer Mercosul
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a defender nesta terça-feira (30), durante reunião com líderes de países da América do Sul, a criação de uma moeda unificada no Mercosul.
Em discurso de abertura, o petista propôs aprofundar a identidade sul-americana na área monetária, através de um mecanismo de compensação mais eficiente e a criação de uma unidade de referência comum para o comércio, com o objetivo de reduzir a dependência de moedas de fora da região.
Além disso, Lula considerou a possibilidade de implementar iniciativas de convergência regulatória, visando “facilitar trâmites e desburocratizar os procedimentos de exportação e importação de bens”. Ele também propôs a utilização dos bancos de desenvolvimento, como a Corporación Andina de Fomento (CAF) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para criar uma poupança regional voltada para o desenvolvimento econômico e social.
“A América do Sul tem diante de si, mais uma vez, a oportunidade de trilhar o caminho da união. E não é preciso recomeçar do zero. A Unasul é um patrimônio coletivo. Lembremos que ela está em vigor. Sete países ainda são membros plenos. É importante retomar seu processo de construção”, afirmou Lula.