• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Taxa de juros do rotativo do cartão de crédito atinge o maior nível desde 2017, revela BC
Economia

Taxa de juros do rotativo do cartão de crédito atinge o maior nível desde 2017, revela BC

Cobranças exorbitantes geram discussões para a extinção da modalidade de crédito

Por Da Redação
Ás

Taxa de juros do rotativo do cartão de crédito atinge o maior nível desde 2017, revela BC

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Banco Central (BC), os brasileiros que recorreram ao rotativo do cartão de crédito em abril se depararam com uma taxa média de 447,7% ao ano, o maior nível desde março de 2017 (490,33%).

Com o aumento da taxa média de juros do cartão, um consumidor que cair no rotativo com uma dívida de R$ 1.000 terá que desembolsar R$ 4.903,30 para quitar o saldo devedor junto à instituição financeira após um ano.

Os valores revelados pelas estatísticas monetárias e de crédito mostram que a taxa atual é 14,4% maior do que a apurada em março (433,3% ao ano). Nos últimos 12 meses, a alta chega a 83,7%.

As cobranças exorbitantes dos juros do rotativo têm gerado discussões entre o governo e o setor financeiro para a extinção dessa modalidade de crédito. A proposta está em pauta em um grupo de trabalho composto pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Ministério da Fazenda e Banco Central.

No caso do cartão parcelado, a taxa média de juros aumentou 7,5%, elevando-a para 200,7% ao ano em abril. Em 12 meses, a variação dessa modalidade de crédito é de 25,2%. Com essas evoluções, o percentual médio cobrado em todas as modalidades do cartão alcança 104,8% ao ano após um aumento de 2,4% no mês.

Cheque especial

Além disso, os dados revelam um crescimento de 3,9% na taxa média de juros cobrada no cheque especial, que atingiu 134% ao ano ao longo do mês de abril. Esse patamar, 1,3% maior do que o registrado há 12 meses, é menor do que o alcançado em fevereiro (134,7% ao ano).

O rotativo do cartão de crédito e o cheque especial são as modalidades de crédito mais utilizadas em momentos de dificuldade e, consequentemente, têm as taxas de juros mais altas do mercado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário