Lula reforça que vai vetar anistia a Bolsonaro caso Congresso aprove projeto: "Pode ficar certo que eu vetaria"
Presidente declara nesta quarta-feira (17) que não vai negociar soberania do país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou que vai vetar o eventual projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caso o Congresso Nacional aprove a proposta. Durante uma entrevista exclusiva à BBC News Internacional nesta quarta-feira (17), no Palácio da Alvorada, o pestista declarou que não vai negociar a soberania do país.
"Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria", afirmou.
O pronunciamento ocorre em meio à pressão dos parlamentares da oposição para que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), coloque a pauta em votação. Com isso, Lula citou que o tema deve ser decidido pelo próprio Congresso.
"O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso", apontou.
Na última quinta-feira (11), a Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por cinco crimes na trama golpista, em julgamento feito pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar preventiva, sem relação direta com a pena aplicada.