Lula relança o Farmácia Popular e defende tratamento igualitário para todos
Beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis
Foto: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou durante a cerimônia de relançamento do Farmácia Popular, programa de financiamento de medicamentos para a população, nesta quarta-feira (7). Ele defendeu o projeto e afirmou que “ninguém será tratado como se fosse de segunda classe”.
Lula pontuou que o Farmácia Popular foi “ironizado e diminuído” no governo passado, mas que agora “volta com mais força” e capacidade de fazer convênios para que mais farmácias participem.
A cerimônia desta quarta marcou a ampliação da oferta de remédios pelo programa e credenciamento de novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade. Beneficiários do Bolsa Família poderão retirar gratuitamente os 40 medicamentos disponíveis, incluindo tratamentos para hipertensão, diabete e asma.
Entre as principais mudanças no projeto está a disponibilização gratuita de medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose e de contraceptivos, que anteriormente eram ofertados com preços mais baixos. O Ministério da Saúde também facilitará o acesso ao programa para a população indígena aldeada, nomeando um representante responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido.