Lula se reúne com presidente da Argentina e deve propor crédito para exportação

Ideia é que o BNDES seja a fonte do financiamento

Por Da Redação
Ás

Lula se reúne com presidente da Argentina e deve propor crédito para exportação

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta terça-feira (2) com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para tratar de um possível pacote de medidas de socorro ao país vizinho. No Palácio da Alvorada, em Brasília, Lula deve propor ao argentino financiar as empresas brasileiras que vendem para o país. 

“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas [argentinas] que importam serviços e mercadorias do Brasil”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, durante entrevista à GloboNews.

A tendência é que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) seja o financiador das exportações para o país vizinho. Nesse caso, o banco precisaria de aval do Ministério da Fazenda, que colocaria em uso o Fundo Garantidor de Exportação (FGE).

A visita de Fernández ao Brasil ocorre em meio à preocupação da situação econômica da Argentina. Outro tema que deve ser discutido no encontro é a vinculação do gasoduto Vaca Muerta com a rede que abastece o sul do Brasil. Para concluir a obra antes do fim do mandato dele, neste ano, Fernández precisa de um financiamento na casa dos 700 milhões de dólares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário