Lula será homenageado com título de Doutor Honoris Causa na Rússia
Condecoração será concedida pela Universidade Estatal de São Petersburgo

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Durante entrevista coletiva neste sábado (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia. A honraria foi confirmada após visita da primeira-dama, Janja Lula da Silva, à instituição no início da semana.
“Minha mulher veio antes de mim, ela foi fazer uma palestra sobre combate à fome e à pobreza e me trouxe a notícia de que eu serei homenageado com o título de doutor honoris causa pela Universidade de São Petersburgo”, disse Lula.
A universidade é uma das mais tradicionais da Rússia e já teve entre seus estudantes nomes como Vladimir Lenin e o atual presidente russo, Vladimir Putin. A homenagem reconhece a trajetória de personalidades com contribuições relevantes à sociedade em áreas como cultura, educação, política e direitos humanos.
Segundo dados do Instituto Lula, até 2023 o presidente já havia recebido pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por instituições de ensino no Brasil e em países como Argentina, França, Portugal, Espanha, Bolívia, Peru e Equador. Entre as universidades que prestaram a homenagem estão a Universidade de Coimbra (Portugal), a Universidade de Salamanca (Espanha) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A nova homenagem na Rússia ocorre durante a visita oficial de Lula ao país, em agenda que inclui compromissos diplomáticos e institucionais.