• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Primeira Turma do STF tem unanimidade para anular parcialmente decisão da Câmara contra Ramagem

Primeira Turma do STF tem unanimidade para anular parcialmente decisão da Câmara contra Ramagem

Agora, deputado federal passa a responder por três dos cinco crimes imputados a ele

Por Da Redação
Ás

Primeira Turma do STF tem unanimidade para anular parcialmente decisão da Câmara contra Ramagem

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou neste sábado (10) para anular parcialmente a decisão da Câmara dos Deputados que havia suspendido a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), acusado de envolvimento em uma trama golpista.

Com o voto de Cármen Lúcia, a Primeira Turma do Supremo tem unanimidade para que Ramagem continue a responder por três dos cinco crimes imputados a ele: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; e organização criminosa.

Os outros dois crimes, de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, foram suspensos até o fim do mandato do parlamentar. 

Os ministros da Primeira Turma da Corte analisaram a resolução que foi promulgada pela Câmara, que determinava o trancamento do processo penal contra Ramagem. 

De acordo com a Corte, a Casa só poderia analisar o trancamento de parte do processo referente aos crimes cometidos após a diplomação, ou seja, relativa a dois dos cinco crimes.

Sendo assim, por unanimidade, os ministros decidiram que a interpretação adotada pela Câmara não é válida. Os votos foram unânimes no sentido de que a ação continuará em três crimes.

Em seu voto, a ministra afirmou que uma interpretação "mais extensiva", "esvaziaria uma das funções básicas do Estado de Direito".

"[A medida] privilegiaria a pessoa sem resguardo da integridade do cargo público e a honorabilidade republicana da instituição por ele integrada, o que desafinaria dos preceitos fundamentais do Estado Democrático de Direito", escreveu a ministra.

O entendimento segue a tônica dos outros votos apresentados pela Primeira Turma: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Flávio Dino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário