Lula será julgado no mesmo foro onde já foi absolvido em duas ocasiões
Decisão do STF estabeleceu que a Justiça Federal do Distrito Federal tem a competência legal para julgar ex-presidente

Foto: Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será julgado novamente, no quarto andar do prédio da Justiça Federal, em Brasília, onde funcionam duas varas criminais do Distrito Federal, responsáveis pelos novos julgamentos das ações penais contra o ex-presidente abertas em Curitiba.
Anteriormente Lula já havia sido absolvido duas vezes, a primeira delas em julho de 2018, quando estava preso e condenado a 9 anos e 6 meses, em processo em que foi acusado por tentativa de obstrução à Justiça, uma suposta tentativa de compra do silêncio do delator Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.
Uma decisão tomada na última quinta-feira (22), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que a Justiça Federal do Distrito Federal tem a competência legal para julgar Lula, pelos supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro denunciados pela força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF), em Curitiba.
O ex-presidente também é réu em dois processos penais abertos na 10ª Vara pelo juiz Vallisney de Oliveira. Um deles, aberto em 2016, por suposto esquema de corrupção na compra dos 36 caças Gripen, da empresa sueca SAAB, em 2015. Ele é acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Em outra ação aberta em 2017, o petista é acusado de receber propinas pela edição de uma medida provisória em 2009 que estendeu benefícios tributários para montadoras.