Lula sugere criar programa para financiar produção agrícola indígena
Declaração ocorreu durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, em Roraima
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (13), que o governo buscará uma forma de implementar um programa de financiamento da produção agrícola indígena.
"Não é possível que emprestamos tanto dinheiro à produção agrícola neste País e não tenha chegado dinheiro à produção agrícola indígena", disse.
A declaração ocorreu durante a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. O presidente prometeu que tratará do assunto "com muito carinho" quando voltar a Brasília.
"Fiquei triste porque descobri que vocês não têm ajuda do governo para financiar a produção de vocês", lamentou. "Se nós temos dinheiro para financiar empresários, agricultura familiar, grandes proprietários de terra, por que não existe dinheiro para financiar povos indígenas em sua produção?", questionou o presidente.
A assembleia se estende até esta terça-feira (14) e tem como tema 'Proteção Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade'. O evento deve reunir cerca de duas mil lideranças de Roraima, também participam representantes de 17 organizações das mais de 32 terras indígenas do Estado.