Lula vai assinar acordo com imprensa estatal da China, diz coluna
Entre os objetivos está a realização de intercâmbio entre profissionais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai assinar, nesta semana, um acordo com o maior grupo de imprensa estatal da China. O protocolo será fechado durante a visita do petista à Pequim e esse será um dos mais de 20 acordos que serão firmados entre os dois países. As informações são da coluna Jamil Chade, do UOL.
A viagem de Lula à China deveria ter ocorrido há duas semanas, mas o presidente foi diagnosticado com pneumonia leve e foi obrigado a adiar a viagem. O presidente e seus convidados decolam de Brasília nesta terça-feira (11).
A imprensa em questão que vai assinar o acordo é o Grupo de Mídia da China, conhecido pela sigla CMG, e a Secretaria de Relações Institucionais do governo brasileiro. O texto, obtido pelo UOL, fixa como meta "reforçar a cooperação com as imprensas brasileiras, aumentar a confiança mútua e promover o desenvolvimento das relações entre os dois países".
O tratado prevê a "troca e cooperação de conteúdos em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável dos dois países".
Também ficará estabelecido o intercâmbio entre profissionais. Ou seja, chineses poderão atuar no Brasil e profissionais nacionais poderão estagiar na China.
Segundo o texto, "ambas as partes concordam em intensificar intercâmbios e cooperação acerca da inovação de tecnologias". Está ainda prevista a organização de eventos e indica que a Secretaria de Relações Institucionais "fornece informações sobre seus eventos para a CMG acompanhar a cobrir".