Lula viaja a Cuba para participar de documentário de Oliver Stone
Ex-presidente está acompanhado da namorada
Foto: Reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a namorada dele, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, estão em Cuba desde o último sábado (19). Embora uma publicação no Twitter de Janja no última sábado (26) seja em clima de romance, o político está no país para a gravação de um documentário sobre a América Latina dirigido pelo cineasta americano Oliver Stone, segundo informações do Granma, jornal oficial do Partido Comunista Cubano.
???? pic.twitter.com/UazSa3gGfK
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) December 26, 2020
A trajetória do ex-presidente, que foi preso arbitrariamente pela operação Lava Jato e ficou de fora da disputa presidencial em 2018, será o fio condutor do documentário, que aborda a insurgência de crises democráticas na América Latina.
Ainda segundo o jornal local, essa é a terceira viagem internacional do fundador do Partido dos Trabalhadores após sair da prisão no dia 8 de novembro de 2019. Amigo do falecido líder cubano Fidel Castro, Lula fez inúmeras viagens à ilha antes de assumir o cargo de presidente. Já como mandatário, esteve em Cuba em 2010.
Atualmente, Oliver Stone é um dos grandes diretores de Hollywood em atividade. O ativismo político aparece nos temas e figuras que ele filma, com estilo, técnicas e estéticas diferentes. Stone já dirigiu a Guerra Civil em El Salvador, os atentados de 11 de setembro, o assassinato de John Kennedy, entre muitos outros. JFK, de Stone, foi um dos seus grandes sucessos.
Ações penais
Além das condenações do caso do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, o ex-presidente é réu em seis ações penais. Após um ano e sete meses de prisão, foi solto após entendimento do STF que derrubou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.