Lula voa para a Colômbia nesta terça-feira (16) e deve debater situação da Venezuela com presidente Petro
Agenda Bilateral também inclui conversas a respeito do meio ambiente, sustentabilidade, comércio, investimentos e cooperação amazônica
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta terça-feira (16), para a Colômbia, onde vai se reunir com o presidente do país, Gustavo Petro, e debater sobre meio ambiente, sustentabilidade, comércio, investimentos e cooperação amazônica. Os dois também devem discutir sobre a situação política da Venezuela. O assunto deve ser abordado por ambos de maneira natural, por se tratar de uma pauta regional e de interesse mútuo.
Esta será a terceira viagem internacional de Lula em 2024 e a segunda ida à Colômbia neste mandato. Ele esteve no país vizinho em julho de 2023 para participar de uma reunião técnica sobre a Amazônia. O encontro foi em Letícia, cidade colombiana que faz divisa com Tabatinga (AM).
Lula e Petro manifestaram preocupação com o atual cenário político na Venezuela. A candidata Corina Yoris, de oposição ao ditador Nicolás Maduro, foi impedida de registrar a candidatura para as próximas eleições do país, marcadas para 28 de julho. Ela é um dos principais nomes para derrotar Maduro.
No país vizinho, o petista também vai participar de um fórum com cerca de 300 empresários brasileiros e colombianos, de diversos setores, e da inauguração da 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), em que o Brasil é o país convidado de honra.
A ida de Lula à Colômbia terá participação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ele e Lula serão recebidos pelo chanceler do país vizinho, Luis Gilberto Murillo, segundo o governo colombiano. O presidente brasileiro deve retornar da Colômbia na madrugada desta quinta (18).
De acordo com o governo federal, mais de 70 empresas brasileiras estão instaladas na Colômbia. No ano passado, o Brasil exportou US$ 3,8 bilhões para a Colômbia e comprou US$ 2,3 bilhões do país vizinho.
O principal produto que o Brasil vende para a nação são veículos automotivos, já os combustíveis derivados do carvão lideram a lista brasileira de compras da Colômbia.