Maduro antecipa Natal para 1º de outubro na Venezuela: 'homenagem ao povo combativo'
Mudança da data também foi feita pelo presidente nos anos de 2020 e 2021
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na noite de segunda-feira (2) a antecipação do Natal no país para o dia 1º de outubro.
A declaração foi feita ao vivo durante uma apresentação no canal oficialista Globo Visión, no programa Con Maduro, horas depois da Justiça acatar um pedido do Ministério Público e expedir uma ordem de prisão contra o candidato opositor Edmundo González Urrutia.
"É setembro e já cheira a Natal. E por isso, este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança", disse Maduro em discurso na televisão.
Maduro vive um momento de pressão internacional devido ao contestado resultado da eleição presidencial venezuelana de 28 de julho, quando o chavista foi declarado vitorioso pelo Conselho Nacional Eleitoral para um terceiro mandato de seis anos. Ele está no cargo desde 2013.
No anuncio desta segunda, Maduro também recordou o apagão que na semana passada afetou cerca de 80% do território venezuelano. As autoridades atribuíram a queda do sistema elétrico a uma “sabotagem” de seus adversários orquestrada do exterior.
“O ataque criminoso ao sistema elétrico parou a economia. Não conseguiram. O povo continuou trabalhando, em perfeita união cívico-militar-policial, garantimos a paz absoluta”, disse.
Leia também: EUA apreendem avião presidencial de Nicolás Maduro
Mudanças no Natal
Esta não é a primeira vez que Maduro decreta a antecipação do Natal na Venezuela. Em 2020, ele anunciou o início da festa no dia 15 de outubro. À época, a mudança foi vista como uma manobra para desviar a atenção pública dos graves problemas que o país enfrentava durante a pandemia.
Em 2021, nas redes sociais, Maduro comunicou a chegada antecipada do Natal ao Palácio de Miraflores no dia 4 de outubro. O presidente venezuelano mostrou em um vídeo no X - antigo Twitter - a decoração de luzes, árvores e enfeites de Natal no Palácio.
"Chegou o Natal começando em outubro", disse Nicolás em 2021, acompanhado da esposa Cilia Flores. "Na Venezuela, vamos ter um Natal feliz, brilhante, cheio de luzes e cores", concluiu Maduro ao finalizar o vídeo postado nas redes sociais.