Mãe Bernadete é enterrada em Salvador hoje
Líder quilombola foi assassinada na quinta-feira (17), em Simões Filho
Foto: Divulgação/Conaq
O enterro de Mãe Bernadete acontece neste sábado (19), em Salvador. O corpo da líder quilombola foi velado na sexta-feira (18), no quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana. A yalorixá foi morta a tiros na noite de quinta (17), dentro de casa.
O velório de Mãe Bernadete foi realizado na Igreja de São Gonçalo, na sexta. Neste sábado (19), o corpo foi levado para Salvador e será sepultado às 11h, no Cemitério Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, onde o filho dela está enterrado.
Na noite desta sexta-feira, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) divulgaram que encaminharam um ofício à presidência da República e ao Governo da Bahia para que sejam adotadas, com urgência, medidas de proteção dos territórios quilombolas no estado.
Além disso, o ofício pede a criação de uma unidade de investigação especializada em casos relacionados a povos tradicionais.
O assassinato da quilombola será investigado por uma força-tarefa, por determinação da delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Campos de Brito.