Maia questiona criação de moeda única entre Brasil e Argentina
"Será? Vai desvalorizar o real? Inflação voltando? Espero que não", escreveu Maia
Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia usou o Twitter nesta sexta-feira (7) para comentar a proposta de criação de uma moeda única entre Brasil e Argentina. "Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando? Espero que não", escreveu e compartilhou uma reportagem sobre o assunto.
Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando? Espero que não. https://t.co/hKCwZjg0WG
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) 7 de junho de 2019
O assunto repercutiu por conta de uma afirmação do presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes durante uma reunião com empresários brasileiros e argentinos em que se falou no "peso-real". Bolsonaro ressaltou a moeda única da União Europeia, o euro: “Como aconteceu o euro lá atrás, pode acontecer o peso-real aqui”.
O Banco Central do Brasil divulgou uma nota também nesta sexta, explicando que não há projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina. O texto coloca que "Há tão somente, como é natural na relação entre parceiros, diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional"