Maia retira cargos de aliados de Arthur Lira na Câmara

Deputado é candidato a presidente na eleição para o comando da Casa

Por Da Redação
Ás

Maia retira cargos de aliados de Arthur Lira na Câmara

Foto: Câmara dos Deputados


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), exonerou servidores em cargos comissionados indicados por parlamentares do bloco de Arthur Lira (PP-AL), candidato a presidente na eleição para o comando da Casa que deve ocorrer no início de fevereiro. Aliado de Maia, Baleia Rossi (MDB-SP) também vai concorrer. De acordo com uma reportagem do jornal O Globo, houve cerca de 20 exonerações e um número equivalente de nomeações registradas no boletim administrativo da Câmara desde 20 de dezembro,  desconsiderando-se as exonerações a pedido, nem todas relacionadas a partidos específicos.

Aliados de Maia dizem que trocas são naturais antes de qualquer eleição, já que os espaços foram cedidos em 2019, quando partidos como PP, PL e Avante apoiaram a reeleição de Rodrigo Maia. O presidente da Casa aposta em Baleia Rossi (MDB-SP) e costurou um bloco com 11 partidos, inclusive o PT, para se opor a Lira, que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro. O bloco de Lira tem 195 parlamentares e forte presença do centrão. As maiores bancadas são as do PL, com 43 deputados, e do PP, com 40. Um aliado de Lira relatou que dois assessores indicados por ele foram exonerados sem explicação. Eles ganhavam cerca de R$ 11 mil e estavam lotados no gabinete do deputado.

Já no grupo de Baleia estão as duas maiores bancadas: o PT, com 52 parlamentares, e o PSL, com 53. Partidos de centro, centro-direita e de esquerda completam a lista: PSB, PCdoB, PDT, MDB, PSDB, DEM, PV, Cidadania e Rede. São 11 legendas com 278 deputados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.