Mais de 10 mil filhotes de tartaruga nasceram em praias da Bahia entre 2022 e 2023
O número corresponde a última temporada reprodutiva
Foto: Reprodução
O Programa de Monitoramento de Quilônios da Veracel, apontou que aproximadamente 11 mil filhotes de tartaruga nasceram nas praias do sul da Bahia na última temporada reprodutiva, entre setembro de 2022 e abril de 2023. A empresa acompanha 35 km das praias da região, e 222 ocorrências reprodutivas foram registradas neste período.
O programa apontou que a estimativa de filhotes que nasceram nesta temporada, é menor que a última. Entre 2021 e 2022 foram contabilizados 14 mil nascimentos na mesma região.
Os filhotes que nasceram nesta temporada correspondem a três espécies de tartaruga marinha, a cabeçuda, a oliva e a verde. A maior quantidade de filhotes foram da espécie cabeçuda, que está ameaçada de extinção.
Ao todo, foram colocados no sul da Bahia mais de 18 mil ovos este ano, mas nem todas as tartarugas conseguiram sobreviver. A diferença entre a quantidade de ovos e a quantidade de filhotes vivos, se dá por conta das dificuldades naturais e perdas ocasionadas pela maré e por predadores.
O programa de monitoramento da Veracel segue as diretrizes do Centro TAMAR/ICMBio.