• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Mais de 118 mil vidas podem ter sido salvas por conta do isolamento social, diz estudo

Mais de 118 mil vidas podem ter sido salvas por conta do isolamento social, diz estudo

Estudo diz ainda que medidas tomadas no Brasil foram pouco eficientes

Por Da Redação
Ás

Mais de 118 mil vidas podem ter sido salvas por conta do isolamento social, diz estudo

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Um estudo realizado por professores da área de estatísticas econômicas da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) aponta que 118 mil vidas podem ter sido poupadas no Brasil por causa das medidas de isolamento social. Segundo o professor Caio Chain, o estudo levou em conta dados de isolamento social a partir de monitoramento por GPS de celulares e como eles interferiram na disseminação da doença.

"Assim, conseguimos ver como teria sido a pandemia sem isolamento social, obtendo um número projetado de casos e, aplicando a taxa de letalidade do modelo epidemiológico da covid-19 Brasil, chegamos a algumas estimativas de mortes que foram evitadas", explicou. O estudo ainda diz que, em comparação a levantamentos parecidos realizados em outros países, o isolamento no Brasil foi pouco eficiente. 

"O número de óbitos no Brasil em um mês, no cenário provável, seria cinco vezes maior sem as medidas restritivas, o que indica um isolamento pouco eficiente. As estimativas, publicadas na revista científica Nature, verificaram que o número de mortes na Europa (onze países analisados) seria de 3,2 milhões de pessoas em vez de 129 mil, 25 vezes mais, se não fosse o conjunto de medidas de isolamento ("não farmacológicas") adotado pelas autoridades entre março e abril, início da pandemia do coronavírus", diz o texto. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.