Mais de 12 mil pessoas foram internadas em decorrência de acidentes com motocicleta na Bahia em 2024
Números mais que dobraram em relação ao ano de 2014, com um aumento de 117%

Foto: Reprodução/TV Bahia
Cerca de 12.888 motociclistas foram internados na Bahia, no ano de 2024, em decorrência de acidentes de trânsito. Conforme divulgado pela Associação Brasileira e Medicina de Tráfego (Abramet), os números de internação mais que dobraram em relação a dez anos atrás.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 2024 apresentou a maior quantidade de motos emplacadas em Salvador, com 16.851 unidades. O maior número de motociclistas nas ruas pode estar relacionado ao aumento no número de internações.
Nos últimos cinco anos, o número da frota de motocicletas na cidade de Salvador saltou de 160.661, no ano de 2020, para 216.338 emplacadas até o momento, o número representa um acréscimo de quase 35%.
A maioria dessas vítimas são do gênero masculino, e da faixa adulto/jovem, que vai dos 20 aos 29 anos, segundo informado pelo presidente da Abramet, Antônio Meira Júnior.
O Hospital Ortopédico da Bahia, que fica em Salvador, recebe em média 15 pacientes por dia vindas de várias partes do estado. Conforme a gestão da unidade, 70% do atendimento abrange vítimas de acidentes de trânsito e mais da metade dele envolve motos.
Segundo pontuado pelo diretor médico da unidade, os acidentes de motocicleta além de estarem relacionados com imprudências dos pilotos, como falta de equipamentos de proteção, como luva e capacete, de forma adequada, e utilização de álcool e drogas, também estão ligados a problemas na gestão pública, como buracos nas vias e má iluminação.
Entre as estratégias para diminuir o número de acidentes na capital baiana está a implantação da motofaixa na Avenida Bonocô, no dia 10 de março.