Mais de 132 mil postos de trabalhos são registrados em outubro, informa Caged
Saldo do ano passa de 2 milhões de vagas; mês passado encerrou com 247 mil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no mês de outubro foram abertos 132.714 postos de trabalho com carteira assinada.
Os números medem a diferença entre contratações e demissões. Ou seja, o resultado do mês é o saldo de 2,22 milhões de contratações e 2,09 milhões de demissões.
Em comparação ao mês de setembro, a criação de empregos formais em outubro caiu quase pela metade, com 46% a menos que os 247 mil gerados no mês anterior.
No total do ano de 2024, 2,11 milhões de empregos com carteira assinada foram criados, enquanto nos últimos 12 meses - novembro de 2023 a outubro de 2024 - o valor resulta em 1,78 milhão.
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, disse em entrevista coletiva que os altos juros ajudaram a desacelerar a abertura de vagas.
"Espero que a transição do Banco Central ajude isso no tempo. Creio que (o Banco Central) não foi colaborativo nesse período de analisar completamente os indicadores macroeconômicos e ajudar nas decisões para a gente não perder o ritmo de crescimento. Houve uma desaceleração (na criação de empregos)", apontou o ministro.