• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • Mais de 1,5 mil funcionários do Google assinam petição contra empresa após demissão de cientista negra

Mais de 1,5 mil funcionários do Google assinam petição contra empresa após demissão de cientista negra

Pesquisadora diz que demissão aconteceu por conta de criticas sobre tratamento da empresa com minorias

Por Da Redação
Ás

Mais de 1,5 mil funcionários do Google assinam petição contra empresa após demissão de cientista negra

Foto: Reprodução/Ars Technica

Funcionários do Google estão assinando um abaixo-assinado contra a demissão da cientista de inteligência artificial Timnit Gebru na quarta-feira (2), após ela enviar um e-mail interno acusando o Google de "silenciar vozes marginalizadas". Até o momento, mais de 1,5 mil profissionais da empresa e 2,2 mil apoiadores acadêmicos, da sociedade civil e da indústria de tecnologia assinaram a petição.

A pesquisadora anunciou que foi demitida do Google por conflitos relacionados a um artigo jornalístico e a um e-mail enviado a um dos grupos de pesquisa da empresa, em que criticava o tratamento dado aos profissionais minoritários, como negros e deficientes. O texto escrito para um veículo de comunicação abordava os potenciais riscos éticos dos modelos de linguagem.

De acordo com a cientista, a empresa pediu que ela se retratasse totalmente do artigo ou retirasse seu nome e os nomes de outros colegas de trabalho. Gebru disse que retiraria seu nome do jornal em troca de uma explicação do motivo da rejeição do texto. Ela disse à administração que se essas condições não pudessem ser atendidas, ela "trabalharia em um último encontro", de acordo com postagens feitas nas redes sociais.

A pesquisadora informou que o Google se recusou a atender as condições solicitadas e acelerou sua demissão por conta de um e-mail que ela enviou para uma lista interna chamada "Google Brain Women and Allies" (mailing interno do grupo de pesquisa de ética e IA), em que criticou a diversidade da empresa e os esforços de inclusão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário