Mais de 1,7 milhão de benefícios do INSS podem ser cortados
Saiba como enviar os documentos e manter o beneficio

Foto: Reprodução/Anasps
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a notificar no início deste mês, beneficiários identificados com algum tipo de irregularidade. Em todo o país, cerca de 1,7 milhão de beneficiários de todas as espécies de benefício estão sendo notificados por meio de carta de cumprimento de exigência, de acordo com o INSS.
Após o recebimento da carta, os beneficiários terão 60 dias para enviar a documentação solicitada, preferencialmente pelo Meu INSS. O segurado notificado que não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso.
Como enviar a documentação
Para fazer o envio da documentação, o beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (site ou aplicativo), disponível para Android e iOS. Após acessar o sistema, terá de solicitar o serviço “Atualização de Dados de Benefício” e, em seguida, anexar cópia digitalizada dos seguintes documentos:
- CPF;
- RG;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Titulo de Eleitor;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Os documentos podem ser do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver. O objetivo é demonstrar a regularidade da manutenção do benefício. Caso o segurado não consiga fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, deve agendar o cumprimento dessas exigências em uma agência do INSS mais próxima.
Para efetuar o agendamento, é preciso ligar para o telefone 135 do INSS, e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. O INSS ressaltou que não vai aceitar o recebimento dos documentos solicitados sem o agendamento prévio.