• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais de 18 milhões de famílias deixam linha de pobreza no Brasil, segundo o governo federal
Brasil

Mais de 18 milhões de famílias deixam linha de pobreza no Brasil, segundo o governo federal

Diminuição se deve a beneficiários do Programa Bolsa Família que agora recebem valor adicional por dependente

Por Da Redação
Ás

Mais de 18 milhões de famílias deixam linha de pobreza no Brasil, segundo o governo federal

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Diante da reformulação do PBF (Programa Bolsa Família), incluindo a criação de cinco benefícios variáveis, ocasionou na retirada da linha da pobreza, em junho, de 18,5 milhões de famílias, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Dentre os adicionais, está o pagamento de R$ 150 por crianças de até 6 anos e de R$ 50 para grávidas e para filhos entre 7 e 18 anos.

O programa de transferência de renda é uma das iniciativas que fazem parte do Plano Brasil Sem Fome, que foi lançado pelo presidente Lula na última quinta-feira (31). Segundo o chefe do Executivo, o objetivo é retirar o país do Mapa da Fome até 2030, reduzindo anualmente a pobre e a extrema pobreza, diante da inclusão socioeconômica. Há também a expectativa de diminuir para 5% os lares em insegurança alimentar grave.

Diante da criação do plano, o governo tem intenção de garantir que cada habitante do Brasil consiga fazer ao menos três refeições diariamente, com alimentos em quantidade e qualidade adequadas e também preços justos. Para isso, o governo afirma que o Brasil Sem Fome é uma estratégia de mobilização e união nacional.

Além dos 18,5 milhões de famílias que deixaram a linha da pobreza, a restruturação realizada no Suas (Sistema Único de Assistência Social), com a modernização e qualificação do Cadastro Único e a busca ativa, permitiu que fossem incluídas 1,6 milhão de pessoas que tinham direito a receber o Bolsa Família, mas não recebiam o benefício.

Também foi retomado no Plano Brasil sem Fome, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que prestará atendimento para cozinhas solidárias. De acordo com o MDS, 25 milhões já foram destinados para compra de alimentos da agricultura familiar para abastecimento dos equipamentos que tendem a ser os mais necessitados. Diante dos recursos destinados, serão apoiadas mais de mil cozinhas solidárias em 25 estados e no DF, que receberão mais de 5kg de alimentos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário