• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais de 180 pessoas desaparecem a cada 24 horas no Brasil, revela levantamento
Brasil

Mais de 180 pessoas desaparecem a cada 24 horas no Brasil, revela levantamento

Adolescentes entre 12 e 17 anos são as principais vítimas

Por Da Redação
Ás

Mais de 180 pessoas desaparecem a cada 24 horas no Brasil, revela levantamento

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Um levantamento inédito do Fórum Brasileira de Segurança Pública revelou que mais de 200 mil pessoas desapareceram no Brasil entre 2019 e 2021. Do total, 112 mil vítimas foram encontradas neste período. Em média, são 183 desaparecidos por dia.

Os adolescentes de 12 a 17 anos são os que mais desaparecem no Brasil (29,3%). Na sequência, aparecem os jovens entre 25 e 29 anos (10%), pessoas com mais de 60 anos (6,6%) e as crianças (3,1%).

Em 2019, o governo sancionou a Lei da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Essa lei previa a criação de um cadastro nacional que até hoje não existe. Mas, de acordo com o Ministério da Justiça, a previsão é que o sistema seja criado até o fim deste ano. 

O país conta com um Banco Nacional de Perfis Genéticos que une dados de DNA coletados por forças policiais de todo o país, mas ainda tem 18 mil restos mortais na fila para serem identificados.

Ao Fantástico, programa da TV Globo, o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio, afirmou que a polícia investiga os casos somente quando há elementos. “Se o caso é um pouco mais complexo, acaba caindo mais no estoque de casos, que sobrecarrega as polícias civis [...]. Infelizmente, os desaparecimentos no Brasil tendem ao esquecimento”.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.