Mais de 200 mil novas vagas de qualificação profissional são oferecidas gratuitamente
As vagas serão oferecidas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, alcançando os 417 municípios
Foto: Claudionor Jr. Ascom/SEC
O programa Educar para Trabalhar está oferecendo 200 mil vagas de qualificação profissional para estudantes da rede estadual de ensino, no âmbito do Programa Estado Solidário. Com o programa, lançado pelo governador Rui Costa, serão mais de 44 cursos gratuitos de qualificação profissional à distância, como eixos tecnológicos de Meio ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios e Informação e Comunicação.
“Ao todo, temos 108 mil estudantes matriculados na rede de ensino profissional, mas queríamos ampliar o número de estudantes com acesso aos cursos. Fizemos uma parceria com o Sistema S e estamos ofertando cursos online em diferentes áreas. Esses cursos também vão contar para a jornada escolar, sendo mais um conteúdo disponibilizado para a rede estadual neste ano de retomada”, detalhou o governador.
Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) atenderão estudantes já matriculados que fazem cursos técnicos ou o Ensino Médio (1°, 2° e 3° e 4º ano). O objetivo é promover a qualificação dos estudantes para o mundo do trabalho e elevar a escolaridade.
As vagas serão oferecidas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, alcançando os 417 municípios. Ao longo do ano, serão realizados dois processos seletivos, via sorteio eletrônico com editais a serem publicados, nos meses de maio e julho, no Portal da Educação.