• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Mais de 200 pássaros são apreendidos durante operação em cidades do interior baiano

Mais de 200 pássaros são apreendidos durante operação em cidades do interior baiano

Quatro suspeitos foram presos nesta sexta-feira (22) por lucrar com a venda das aves

Por Da Redação
Às

Atualizado
Mais de 200 pássaros são apreendidos durante operação em cidades do interior baiano

Foto: Divulgação/SSP-BA

A Polícia Civil da Bahia realizou, nos dias 21 e 22 de agosto, a Operação Voo Livre, com o objetivo de combater crimes ambientais relacionados ao tráfico de animais silvestres. A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público da Bahia (MP/BA).

Nesta sexta-feira (22), as equipes realizaram buscas em Poções, Boa Nova e Iguaí, onde quatro pessoas foram presas e 10 mandados de busca e apreensão cumpridos, resultando na apreensão de mais de 200 pássaros silvestres, além de uma espingarda, centenas de gaiolas e apetrechos usados na captura e transporte dos animais.

As investigações apontam que o grupo criminoso lucrava com a venda das aves, em sua maioria capturadas no Parque Nacional de Boa Nova, e distribuía os animais para outros estados. Também foi detido um homem responsável pela fabricação de gaiolas e compartimentos para acondicionar os pássaros. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista.

Na quinta-feira (21), a Polícia Civil cumpriu sete mandados de busca e apreensão na zona urbana de Poções, apreendendo 110 pássaros silvestres, dezenas de gaiolas, duas espingardas de ar comprimido, cerca de R$ 1.500 em espécie e três celulares. Na operação, foram lavrados seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs).

Todo o material e os envolvidos foram apresentados na DT de Nova Fátima. Já os pássaros foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Feira de Santana, para avaliação e cuidados.

As investigações continuam com foco em identificar outros envolvidos no tráfico e desarticular a cadeia financeira da atividade ilícita.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário