• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Mais de 280 obras de arte são usadas para pagar uma dívida milionária

Mais de 280 obras de arte são usadas para pagar uma dívida milionária

Somente uma pintura, foi avaliada em 1,2 milhão de euros

Por Da Redação
Ás

Mais de 280 obras de arte são usadas para pagar uma dívida milionária

Foto: Reprodução/MuseudeBelasArtesdeBilbao

Um homem entregou 87 obras de arte e mais de 200 gravuras assinadas pelo artista Goya ao Tesouro de Álava para quitar uma dívida fiscal milionária. O caso movimentou o cenário de arte e economia da Espanha. 

O Tríptico da Guerra, de Aurelio Artreta, que retrata o mesmo episódio que o célebre quadro Guernica, de Pablo Picasso, está entre as obras entregues. Somente a pintura, foi avaliada em 1,2 milhão de euros, as autoridades afirmam que apenas ela já teria justificado o recebimento das outras obras.

O conjunto tem o valor estimado em 4,3 milhões de euros, e não quitou toda a dívida. O restante foi pago em dinheiro. As peças faziam parte do acervo da entidade Juan Celaya, um importante empresário espanhol que morreu em 2016. A fundação não tem dívidas com o governo, e o Tesouro de Álava não revelou a identidade do devedor.

 O assessor cultural da entidade privada contou que não entendeu como a coleção foi transmitida a um particular e entregue como pagamento. Várias das obras estão sendo expostas no Museu de Belas Artes de Bilbao.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário