Mais de 5 mil crianças estão disponíveis para adoção no Brasil
O tempo que as crianças permanecem nos abrigos é um dos aspectos relevantes a ser observado
Foto: André Borges / Agencia Brasil
Mais de 5 mil crianças estão disponíveis para adoção no Brasil, segundo o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo os dados, 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em mais 4.533 unidades em todo o país. Deste total, 5.154 podem ser adotadas.
Uma criança ou adolescente pode receber a medida protetiva de acolhimento institucional ao se detectar uma situação de risco. “Temos observado um grande esforço judicial, desde audiências on-line até a busca por capacitação dos agentes de direito, para que a criança tenha seus direitos como indivíduo respeitados. O próprio CNJ, com uma iniciativa de aprimorar os cadastros de adoção para dar celeridade ao processo contribui para esse contexto mais ágil e buscando sempre a melhor condição para a criança.”, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj).
O tempo que as crianças permanecem nos abrigos é um dos aspectos relevantes a ser observado. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esse período não pode ultrapassar 18 meses.