Michel Telles

Mais de 50% dos brasileiros sofrem com a acne

A acne em adultos é atrelada ao tabagismo stress, ansiedade, obesidade e outros fatores comuns na população

Por Michel Telles
Ás

Mais de 50% dos brasileiros sofrem com a acne

Foto: Divulgação

Você sabe qual o principal motivo das consultas aos dermatologistas? Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a acne é responsável por 54% das consultas aos dermatologistas e cerca de 50% dos brasileiros sofrem com a doença, problema que atinge inclusive os adultos. 

Mas o que é acne? A acne é doença caracterizada pela inflamação do folículo pilossebáceo, causada pelo aumento da produção de sebo vinda das glândulas sebáceas mediada por hormônios androgênios . Ou seja, o aumento da oleosidade e o acúmulo de celulas mortas obstrui os poros e contribui para a proliferação de bactérias, o que ocasiona os cravos e, após uma inflamação, a espinha. 

“A acne em adultos é uma doença crônica e precisa de tratamento contínuo. Anticoncepcionais, no caso de mulheres, e medicamentos como retinóides e peróxido de benzoíla podem ser utilizados como medidas iniciais no tratamento. Caso não aconteça melhoras, antibióticos orais podem ser uma boa opção de complemento temporário e para os casos mais resistentes usa-se isotretinoína”, conta Guilherme Graça Cardoso, dermatologista da Plunes Centro Médico. Outros tratamentos como peelings, laser, luz pulsada e fototerapia podem ser eficazes no combate à inflamação, cicatrizes e manchas. 

As mulheres apresentam maiores chances de desencadear o distúrbio, conhecida por AMA (Acne da Mulher Adulta), e geralmente é justificada pela pela maior atividade da glândula sebácea aos hormônios circulantes, e pode ser agravada por: tabagismo, estresse, ansiedade, doenças endócrinas, fatores genéticos, uso de medicamentos, suplementos e obesidade. Outros fatores cotidianos, como banhos muito quentes e ingestão de alimentos com alto índice glicêmico também podem estar associados a uma piora no quadro. 

 

A profilaxia é importante para os adultos manterem a pele saudável, com a higienização da face com água fria (duas vezes ao dia) com produtos devidamente adequados e indicados por um médico, sempre retirar maquiagem antes de dormir, evitar fumo, obesidade, automedicação e investir em atividades físicas e limpeza de pele realizada por profissional são opções fáceis para prevenir a acne, principalmente nos casos de pacientes com tendências a desenvolver a doença.

“O ideal é sempre buscar ajuda médica assim que a acne aparecer, pois quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de sucesso”, finaliza o dermatologista.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.