Mais de 50 marinheiros chineses morrem após submarino ficar preso em armadilha
Segundo jornal, Pequim negou oficialmente que o incidente ocorreu
Foto: Divulgação
Um relatório do Reino Unido, obtido pelo jornal britânico "Daily Mail," revela que 55 marinheiros chineses morreram dentro de um submarino nuclear em agosto. A embarcação teria sido envolvida em uma armadilha destinada a submarinos dos Estados Unidos e do Reino Unido. De acordo com o documento, as vítimas foram afetadas por uma falha nos sistemas de oxigênio da embarcação.
Além disso, o documento aponta que “relatórios de inteligência indicam que em 21 de agosto houve um acidente a bordo enquanto [o submarino] realizava uma missão no Mar Amarelo”.
“O incidente ocorreu às 8h12 local, resultando na morte de 55 membros da tripulação: 22 oficiais, sete cadetes, nove suboficiais e 17 marinheiros. Entre os mortos está o capitão Coronel Xue Yong-Peng. Compreendemos que a morte foi causada por hipóxia [quando falta oxigênio para as células e tecido do corpo] devido a uma falha no sistema no submarino”.
A China teria se recusado a solicitar ajuda internacional para o submarino preso, embora Pequim tenha negado oficialmente que o incidente ocorreu.