• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mais de 52 mil brasileiros foram enganados com golpe de leilão online de carros
Brasil

Mais de 52 mil brasileiros foram enganados com golpe de leilão online de carros

São Paulo e Rio de Janeiro aparece com maior número de vítimas do golpe. A Bahia também está na lista

Por Da Redação
Ás

Mais de 52 mil brasileiros foram enganados com golpe de leilão online de carros

Foto: Agência Brasil

Sites com leilões de veículos geraram mais de 52 mil brasileiros vítimas de golpes na internet, segundo levantamento da empresa de segurança Dfndr Lab. O golpe, que simula um leilão do Detran, fornece veículos novos e semi-novos com com preços abaixo do mercado.  

Segundo a empresa, entre os meses de junho a julho deste ano, 819 sites golpistas para a venda dos veículos foram identificados. Os estados que registram mais vítimas foram: São Paulo, com 15.241 vítimas; Rio de Janeiro (7.250), Minas Gerais (4.357), Paraná (2.465), Bahia (2.076), Rio Grande do Sul (2.043) e Santa Catarina (1.525), Alagoas (1.252), Goiás (1.194) e Ceará (1.168).

O golpe é feito como se o leilão fosse referente aos veículos apreendidos pelos órgãos do Departamento de Trânsito (Detran) dos estados, no qual os golpistas chegam a incluir falsos detalhes dos carros como “IPVA pago” e supostas certificações. A partir disso, ao efetuar a compra, a pessoa acaba fornecendo dados bancários e pessoais.

Para evitar cair no golpe, especialistas recomendam que os usuários nunca realizem cadastro em sites de leilão sem pesquisar sobre a procedência dele e, na dúvida, nunca enviar dados bancários ou documentos a desconhecidos. Uma outra recomendação é avaliar no site do Detran se há um leilão em andamento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.