Mais de 52 mil brasileiros foram enganados com golpe de leilão online de carros
São Paulo e Rio de Janeiro aparece com maior número de vítimas do golpe. A Bahia também está na lista
Foto: Agência Brasil
Sites com leilões de veículos geraram mais de 52 mil brasileiros vítimas de golpes na internet, segundo levantamento da empresa de segurança Dfndr Lab. O golpe, que simula um leilão do Detran, fornece veículos novos e semi-novos com com preços abaixo do mercado.
Segundo a empresa, entre os meses de junho a julho deste ano, 819 sites golpistas para a venda dos veículos foram identificados. Os estados que registram mais vítimas foram: São Paulo, com 15.241 vítimas; Rio de Janeiro (7.250), Minas Gerais (4.357), Paraná (2.465), Bahia (2.076), Rio Grande do Sul (2.043) e Santa Catarina (1.525), Alagoas (1.252), Goiás (1.194) e Ceará (1.168).
O golpe é feito como se o leilão fosse referente aos veículos apreendidos pelos órgãos do Departamento de Trânsito (Detran) dos estados, no qual os golpistas chegam a incluir falsos detalhes dos carros como “IPVA pago” e supostas certificações. A partir disso, ao efetuar a compra, a pessoa acaba fornecendo dados bancários e pessoais.
Para evitar cair no golpe, especialistas recomendam que os usuários nunca realizem cadastro em sites de leilão sem pesquisar sobre a procedência dele e, na dúvida, nunca enviar dados bancários ou documentos a desconhecidos. Uma outra recomendação é avaliar no site do Detran se há um leilão em andamento.