Mundo

Mais de 6,6 mil pessoas deixaram a Ucrânia no sábado (19)

A informação foi divulgada pelo consultor do presidente ucraniano

Por Da Redação
Ás

Mais de 6,6 mil pessoas deixaram a Ucrânia no sábado (19)

Foto: Chris Melzer/Acnur

Segundo informações divulgadas por Kirilo Tymoshenko, consultor do presidente ucraniano Volodymyr  Zelensky, ao menos 6.623 pessoas deixaram a Ucrânia por meio de corredores humanitários no último sábado (19). O país vive o 24º dia de conflito desde a invasão da Rússia.

Tymoshenko apontou que ao menos 4.128 pessoas, incluindo 1.172 crianças, foram evacuadas de Mariupol para Zaporizhzhia. Já da região de Kiev foram retiradas 1.820 pessoas, outras 675 saíram da região de Luhansk.

O consultor afirmou também que outras operações de evacuações estão previstas para este domingo (20). A previsão é de que os ônibus para retirada dos moradores estejam disponíveis pela manhã em Berdyansk, praça em frente ao complexo esportivo da cidade.

Desde o início do conflito, Mariupol tem sido um dos locais mais bombardeados pelo Exército da Rússia e apresenta dificuldades para que civis consigam deixar a cidade. Já Zaporizhzhia sofreu seus primeiros bombardeios nesta semana.

Outros relatos deste sábado (19) apontam bombardeios russos no noroeste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Polônia, e no sudeste, com o bloqueio do acesso ao mar de Azov, à beira do Mar Negro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário