Mais de 600 mil beneficiários do INSS ainda não solicitaram devolução de descontos indevidos
Prazo para adesão ao acordo que garante ressarcimento integral termina em novembro

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Pelo menos 613 mil aposentados e pensionistas do INSS ainda não aderiram ao acordo que prevê a devolução, corrigida pela inflação, de valores descontados de forma indevida nos benefícios. O pagamento é feito diretamente na conta onde o segurado recebe a aposentadoria ou pensão.
O acordo é destinado a quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025, tenha ou não processo judicial.
No caso de ações na Justiça, é necessário desistir do processo para receber o ressarcimento. Também podem participar aqueles que contestaram os descontos e não obtiveram resposta da entidade ou associação responsável no prazo de 15 dias úteis.
Para aderir, é preciso registrar a contestação junto à Previdência Social até 14 de novembro, pelo aplicativo Meu INSS, na central 135 ou em agências dos Correios.
Segundo o governo, mais de 1,8 milhão de beneficiários já confirmaram participação, o que corresponde a 75% do público-alvo. A expectativa é que 99% recebam o dinheiro até a próxima segunda-feira, dia 18.