Mais de 700 mil trabalhadores não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep
Benefício referente ao ano-base 2022 ficará disponível até 27 de dezembro na Caixa Econômica e no Banco do Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Mais de 720 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base 2022. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), corresponde a R$ 283.464.740 de benefícios.
As quantias estarão disponíveis para saque até o dia 27 de dezembro na Caixa Econômica e no Banco do Brasil. Após a data, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), seguindo as regras do programa.
O abono salarial é um benefício no valor de até um salário-mínimo concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa.
Neste ano, o calendário de pagamento do abono foi unificado pelo mês de nascimento tanto para trabalhadores da iniciativa privada quanto para servidores públicos. Ao todo, 24,8 milhões de trabalhadores receberão o abono neste ano, segundo o Ministério do Trabalho, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público.
No geral, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.
O banco de recebimento, data e os valores, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.