• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Mais de 80% dos policiais apoiam a democracia e confiam no processo eleitoral, diz estudo

Mais de 80% dos policiais apoiam a democracia e confiam no processo eleitoral, diz estudo

Os dados são de pesquisa feita em agosto pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Por Da Redação
Ás

Mais de 80% dos policiais apoiam a democracia e confiam no processo eleitoral, diz estudo

Foto: Divulgação/SSPDS

Cerca de oito a cada 10 policiais brasileiros apoia a democracia e demonstra confiança no processo eleitoral, que envolve as urnas eletrônicas. O dado é de uma pesquisa feita em agosto pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgada nesse domingo (28).

De acordo com o levantamento Policiais, Democracia e Direitos 2022, 84,5% dos policiais enxergam a democracia como preferível a qualquer outro regime de governo.  

O estudo foi feito com profissionais das polícias militares, civis, científica, guardas civis, bombeiros militares, policiais federais, rodoviários federais e penais.

Responderam 5.058 profissionais de todo o país. Os autores do estudo afirmam que “a pesquisa não tem caráter probabilístico e não é estatisticamente representativa do universo de policiais brasileiros”, mas “permite uma visão bastante poderosa de como os profissionais da segurança pública estão dispostos a se posicionar no debate nacional”.

De acordo com o levantamento, 95,6% dos que responderam concordam com a frase “o povo escolher seus líderes em eleições livres e transparentes é essencial para a democracia”.

Os dados apontam ainda que 74,9% acreditam que “os direitos humanos serem respeitados é essencial para a democracia” e 62,9% discordam de que “quando há uma situação de crise, não importa que o governo passe por cima das leis, do Congresso ou das instituições com o objetivo de resolver os problemas”.

Somente 8,8% são favoráveis à existência de um governo autoritário – e 14,7% concordam com um golpe de Estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário