Rui pauta com urgência votação de pensão de militares e consórcio municipal na ALBA
Os consórcios municipais são formados por prefeituras no interior da Bahia de municípios que sejam próximos
Os deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), analisam em sessão extraordinária na terça-feira (30) quatro projetos de lei enviados pelo Poder Executivo.
Solicitada com urgência pelo governador Rui Costa (PT) a primeira proposta institui o Programa Consórcios Municipais da Bahia.
Os consórcios municipais são formados por prefeituras no interior da Bahia de municípios que sejam próximos. O objetivo da proposição é disciplinar a realização de acordos entre o Estado e as instituições “bem como apoiar e fomentar a instituição e o desenvolvimento dos consórcios municipais, reiterando o compromisso do governo do Estado com a efetivação do federalismo de cooperação”.
Os parlamentares analisam ainda a revisão da pensão de policiais militares e deve estabelecer regras para a concessão dos benefícios de pensão a viúvas e filhos de policiais militares.
Entram na pauta ainda o PL que autoriza o Poder Executivo a ceder à instituição financeira pública créditos decorrentes de precatório federal e o PL que institui o Regime da Previdência Complementar, que cria uma entidade fechada de previdência complementar, na forma de fundação.